top of page

FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Entende-se por educação, o processo que envolve formação e mediação, visando o exercício da cidadania, para a construção de uma sociedade igual para todos, que requer o respeito, a diversidade e a aceitação do outro de forma criativa, solidária e transformadora. Nesse processo, encontra-se o ensino que é um sistema de interações entre professores e alunos, onde ambos ensinam e aprendem mutualmente.

 

Perpassando o processo educativo, está o currículo que é a totalidade das experiências que crianças, jovens e adultos são submetidos, e não apenas a relação de temas a serem trabalhados, é via produzida: trajetória de formação dos alunos.

 

Nesse sentido, é necessário que todos segmentos da escola levem o aluno a perceber o ambiente como um espaço acolhedor, estimulante e desafiador, em que se sinta apoiado e instigado a pesquisar, perguntar, questionar, tomar iniciativas, conviver de forma respeitosa, efetiva com seus pares e com todos os profissionais da escola. Assim, ele será corresponsável pela organização da vida coletiva num espaço de trabalho cooperativo e solidário, sendo sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos. Enfim, um sujeito ativo no processo de conhecimento.

 

Nesse processo, ocorre a aprendizagem que é entendida como organização de conhecimentos como estruturas, ou rede, construídas a partir das interações entre sujeito e meio de conhecimentos ou práticas sociais.

 

Perpassando a aprendizagem, é fundamental que haja a avaliação desta, porem vista como trabalho contínuo de regulação da ação pedagógica. A avaliação permite ao professor, identificar os processos e as dificuldades dos alunos, para dar continuidade ao processo, fazendo as mediações necessárias para que as aprendizagem aconteçam.

 

Dessa forma, os alunos são vistos como sua formação. Coprodutores dos saber fazer e saber ser, necessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Autores do próprio crescimento. E o processo é o gestor, pois a gestão é uma dimensão do próprio ato educativo. É ele quem define os objetivos, seleciona estratégias, planifica, organiza, coordena, avalia as atividades e os recursos, de acordo com o nível de sua turma, ou do nível da escola no seu conjunto.

 

Do ponto de vista da gestão participativa, aluno e professor são “produtores”, ainda que diferentemente qualificados e especializados mas igualmente responsáveis.

© 2014 by Escola Estadual "Coronel Fabriciano Felisberto de Brito". Proudly created with Wix.com

bottom of page